terça-feira, 1 de março de 2011

Uma bola de vidro ira quicar mais alto do que uma bola de borracha, desde que ela não quebre.


Tudo volta a quanta energia é perdida ou retida pela bola enquanto quica. Quanto mais energia se perde na superfície que você está saltando sobre, menos saltitante a bola vai estar. Se a bola é capaz de reter essa energia, vai pular mais alto.

Você pode testar o quanto quicante é o seu copo em casa. Toque em um copo com uma colher e ele vai vibrar e talvez até fazer um som tocando por um tempo. Enquanto ele não parar de vibrar ira te dizer quanto tempo ele mantém a energia aplicada a ele antes que ele se dissipa, que deve lhe dar uma idéia de como será quicante. Se você tivesse um copo feito de borracha (e eu não sei por que você teria) você poderia imaginar que não iria fazer um som ou vibrar por muito tempo depois de ser atingido. Isso porque borracha perde energia rapidamente.

Naturalmente, a vantagem que uma esfera de vidro tem sobre uma de borracha em arremetacao é rapidamente perdida quando for soltar ela de alturas maiores do que alguns milímetros. Isso porque, quando você solta um item, ele se deforma com o impacto. A borracha é capaz de reformar rapidamente a sua forma original após o impacto. Vidro, por outro lado, geralmente apenas se estilhaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário