terça-feira, 15 de março de 2011

Mais pessoas morreram por causa da epidemia de gripe que seguiu a Primeira Guerra Mundial do que da própria guerra.


Pela maioria das estimativas, a Primeira Guerra Mundial custou a vida de 37 milhões de pessoas. A pandemia de gripe de 1918 matou entre 50 e 100 milhões de pessoas. Isso é pelo menos 3% da população mundial da época.

O que era estranho sobre este surto de gripe, que era então conhecido como "Gripe Espanhola", foi que os infectados eram principalmente jovens adultos. Isso dá credibilidade à sugestão de que a propagação da pandemia de gripe foi causada pela Primeira Guerra Mundial em si.

Uma combinação de fatores (soldados desnutridos com sistemas imunitários enfraquecidos, pertinho de outros soldados que permite a transmissão da doença, e os movimentos de tropas grandes permitindo que a doença se espalhe em grandes áreas) podem ser atribuídas diretamente à guerra. Também é possível que, além de a guerra ser um catalisador para a propagação da doença, a doença em si ajudou a colocar um fim à guerra. As estatísticas mostram que as Potências Centrais da Alemanha e da Áustria eram muito mais diretamente afetadas pela pandemia do que a Grã-Bretanha e França.


Lieb vaterland magst ruhig sein - Faz parte da letra de uma dos hinos alemão da guerra bem conhecida durante ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário