terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O terceiro astronauta da Apollo 11 nunca chegou a pisar na lua.


Enquanto Neil Armstrong e Buzz Aldrin recebeu as honras de ser o primeiro e segundo homem a andar na lua, seu outro membro da tripulação teve que esperar na nave! Este homem, Michael Collins, pode ter tido a tarefa mais difícil de todos! Collins teve que esperar na nave-mãe sozinho, enquanto Armstrong e Aldrin exploraram a superfície lunar. Enquanto os outros dois foram para a superficie, Collins também passou por trás do lado escuro da lua (o mais longe possível que qualquer ser humano partiu da Terra) - e fora de comunicação por rádio por algum tempo. Se havia algo de errado com o motor da sonda lunar, Buzz e Neil poderiam facilmente terem sidos presos a morrer na superfície da lua.

Isso significaria que Collins teria sido obrigado a pilotar a nave de volta para a Terra por si mesmo! Ele também acreditava que uma tal tragédia teria o deixado um homem "marcado" para a vida, pois ele teria voltado como o único sobrevivente. Felizmente, a missão Apollo 11 foi um sucesso e presidente Richard Nixon não teve que ler o discurso que tinha preparado para o caso de uma tragédia!

Enquanto ele pode acabar ficando com pouco reconhecimento nos livros de história, o lendário aviador Charles Lindburgh escreveu para Collins dizendo-lhe que sua missão tinha "uma maior profundidade ... você já experimentou uma solidão desconhecida para o homem antes ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário