domingo, 19 de dezembro de 2010

Apenas um satélite já foi destruído por um meteoro.


Isso ocorreu em 1993 durante a chuva anual de meteoros Perseidas. Surpreendentemente, a ameaça principal não é o impacto do meteoro, mas a nuvem de plasma de poeira que se forma em resultado da colisão! Naquele ano, uma Olympus de comunicações via satélite foi atingida, e a nuvem de plasma resultante mexeu com o sistema elétrico e atingiu seu sistema de controle, tornando-a inútil. Impactos de meteoros são extremamente raros - um cientista estima que 150.000 rochas passam perto dos satélites a cada hora, fazendo com que as chances de um acidente em algum lugar seja entre 1 em 10 mil ou 1 em 1 milhão!

Segundo a agência ESA (Agência Espacial Européia), entre o primeiro lançamento, em 1957, e Janeiro de 2009, cerca de 8.000 satélites já foram enviados para a órbita terrestre. Destes, apenas 1200 estariam activos e 45% estariam localizados a uma distância de até 32 mil quilómetros da superfície terrestre.

6 comentários:

  1. Confira já o mais novo blog de húmor que promete!

    Visite o mais novo blog de húmor da internet! Perólas do msn, pegadinhas, cantadas de pedreiro, vídeos de húmor e muito mais você encontra no http://peideimolhado.blogspot.com/ ! Entre e divirta-se...


    Parceria? Adicione: clan.king@hotmail.com no MSN para conversarmos.

    ResponderExcluir
  2. quantos satelites sao lixo neste momento??? milhoes!!! nem sei como ainda estamos conseguindo enxergar a lua...

    ResponderExcluir
  3. Pau no cu do idiota acima...

    ResponderExcluir
  4. Gostei do Post! Já pensou em divulgar também no www.plik.com.br ?

    ResponderExcluir
  5. fernanda isso é spam!!!
    quer anunciar, pague!!!

    ResponderExcluir